Terminal Intregal do Zaíra, em Mauá. Uma das auternativa de melhorar o transporte na cidade o que evitara o transito na principal avenida da Cidade. |
O objetivo é deixar o sistema de ônibus em Mauá mais inteligente e racional e facilitar o dia a dia de quem necessita de transportes públicos na cidade.
As linhas 83 (Zaíra 3), 85 (Zaíra 5) e 86 (Zaíra 6) vão até o Terminal novo localizado na Avenida Presidente Castelo Branco. Elas passarão a se chamar T 83 (Zaía 3), T 85 (Zaíra 5) e T 86 (Zaíra 6).
De lá, os passageiros vão embarcar gratuitamente em ônibus de maior porte, do tipo articulado, que vão até o Terminal Central de Mauá.
O sistema oferece várias vantagens para quem usa os ônibus e para a cidade como um todo:
O passageiro dos bairros vai ficar menos tempo no ponto esperando o ônibus. Isso porque em vez de a condução ir até o centro e depois voltar, os ônibus vão conseguir fazer mais viagens dentro dos bairros, com itinerários reduzidos entre o bairro e o terminal.
Para se ter uma ideia, os intervalos do Zaíra 3, que hoje são de cerca de 15 minutos, vão diminuir para 10 minutos.
A cidade ganha porque serão menos ônibus indo para o centro nas vias principais transportando o mesmo número de passageiros, mas sem excesso de lotação, já que os veículos serão de grande porte.
O trânsito será beneficiado pelo número menor de ônibus.
Em horários de pico, a nova linha troncal que será criada para o serviço no Terminal, deve operar com intervalos de cinco em cinco minutos.
A linha Zaíra 04, que já possui articulados, não será extinta e vai continuar operando normalmente.
O sistema tronco-alimentado se baseia na lógica de maior oferta de transportes nos bairros e de melhor utilização da frota no espaço urbano.
Em vez de dois ou três ônibus sem a lotação completa irem para as ruas principais da cidade, um ônibus apenas, com a lotação completa, porém oferecendo conforto pelo fato de ele ser maior, faz o mesmo serviço. São menos veículos no trânsito e menos poluição também.
Fontes: Site: onibusbrasil.com
Reporte: Admo Bazan
Imagem: Rouberto Mourão
Nenhum comentário:
Postar um comentário